– Blogueira de viagem é considerada uma profissão?

– Faaala Viajantes! Não dá para falar sobre nomadismo digital, sem compartilhar meu fator decisivo para isso! Eu venho dizer que meu intuito aqui não é gerar intrigas, mas tentar trazer informação a respeito do nosso mercado e estilo de trabalho, afinal, nós sabemos o quanto a função dos blogs interfere positivamente na tomada de decisão de muitos viajantes, que buscam informações e experiências reais de viagem.

– Quando os blogs de turismo começaram?

Ter um blog não é tão inovador assim, afinal eles surgiram em 1990 com o surgimento da internet e um novo comportamento social, o de compartilhar ideias e pensamentos em formato de diário online (confesso que essa era uma informação que muito me interessava em saber e que não mudou muito nos tempos de hoje, né?) Para nível de curiosidade, o primeiro blog conhecido foi o “Links.net”, criado por Justin Hall em 1994, já em 1997, Jorn Barger cunhou o termo “weblog” para se referir a “página da web que serve como um diário pessoal” e com isso o termo “blog” surgiu mais tarde por Peter Merholz, em 1999 os blogs se tornaram uma febre e logo surgiu uma das primeiras empresas com automatização para que as publicações fossem no estilo que é hoje: o Blogger.

Existem blogs de tudo o que é tipo!

Os blogs podem ser pessoais ou empresariais, podem ser um portfólio ou página de venda e muitas das vezes incluem elementos interativos, como comentários, likes e compartilhamentos, além disso, eles costumam incluir links para outros sites, imagens, vídeos e outras mídias para enriquecer o conteúdo, por aqui nós temos páginas de serviços, portfólio e cupons e até podcast.

– Quando isso se tornou profissão?

A primeira coisa que precisamos entender é que os blogs e a maioria dos canais na internet possuem uma mão dupla que a maioria das empresas ainda não sabe como aproveitar mesmo já possuindo páginas corporativas, se de um lado da tela você está produzindo conteúdos, do outro os seus potenciais clientes estão lendo, mesmo que não vejamos tão claramente suas reações como nas redes sociais ou respondendo tão assiduamente como um fórum; eles estão por aqui, o Growth e as métricas não nos deixam mentir e a sua marca precisa ficar atenta a isso; eu mesma já fui contratada por empresas e por blogueiros para criar artigos e escrever para eles.

A blogueira é uma profissional que cria conteúdo para blogs e sites, para educar e defender opiniões sobre produtos, serviços ou interesses, sendo remunerada pra isso, no qual por muitas vezes adere o nomadismo para manter sua liberdade geográfica; não é descrito como uma função em si, somos vistas mais como uma redatora por empresas corporativas, mas usamos também a nossa base de influência ou comunidade para conhecer e patrocinar o nosso trabalho, seguimos diretrizes rigorosas do CONAR – ele traz boas práticas, a importância de uma mensagem educativa para que todos estejam conscientes sobre os conteúdos publicados, e eu vejo que cada vez mais todos os envolvidos nesse trabalho atentos e buscam assessoria para transmitir a mensagem correta, atendendo a todas as normas éticas e legais; nós temos como principais funções:

  • Redação de artigos, posts, vídeos e podcasts
  • Planejamento e pesquisa de conteúdo
  • Edição e publicação de conteúdo
  • Promoção de conteúdo mediante anúncios, e-mails e mídias sociais
  • Otimização de conteúdo para mecanismos de busca (SEO)
  • Monitoramento de comentários e feedback
  • Colaboração com sites e especialistas relevantes

💬 #RôProMundoA tendência é que cada vez mais as pessoas e as marcas usem os seus canais de comunicação de maneira integrada: Blog, Newsletter, Comunidade, Whatsapp, Telegram, Site, Instagram, Tiktok, Youtube de modo a não se separar o que a marca diz e o que os consumidores respondem.

Contribua com o blog! Caso deseje incentivar este conteúdo e sua produção independente, nosso PIX é o CNPJ: 48.285.189/0001-32 também tem o QrCode na home, assim, me ajuda a manter o blog no ar!

🌟 Deseja ganhar descontos e benefícios? Na nossa página de empresas parceiras (seguro viagem – chip – mala de viagem – operadoras – hospedagens) você encontra produtos e serviços com descontos de até 30% – perfeito para economizar na sua próxima viagem, assim, você também valoriza meu trabalho.

✨​ Está precisando de uma parceria ou serviços? Que alegria saber que você gosta do meu trabalho e quer bater um papo sobre possíveis colaborações como Travel Creator ou Travel UGC! Mas se a ideia for conhecer meus serviços de Mkt pra Turismo, é só marcar uma reunião online gratuita para tirar dúvidas. Espero você lá!

Deixe uma resposta