-Faaala Viajantes! A vida de blogueira de viagem, costuma ser maravilhosa, mas é nos bastidores da viagem que o bicho pega! 😅
Para muitos, imaginar-se ter uma vida onde se vive viajando e ainda sendo paga por isso, pode parecer glamourosa e cheia de aventuras, mas os bastidores envolvem uma série de desafios, planejamento e muito trabalho – Siiim, o que fazemos é trabalho!
Planejamento e Pesquisa
Antes de viajar, é necessário um extenso planejamento. Isso inclui pesquisar destinos, encontrar atrações interessantes, fazer roteiros, reservar hospedagens, transporte e verificar questões como clima, segurança e acessibilidade.
Criação de Conteúdos
Durante a viagem, a gente se dedica em capturar fotos, vídeos e anotações para criar conteúdos e isso pode envolver ensaiar fotos em pontos turísticos, registrar vídeos com dicas e fazer entrevistas com locais, tudo com o objetivo de manter nosso público interessado.
Rede de Parcerias
Muitas blogueiras de viagem trabalham com parcerias (inclusive, eu) como com hotéis, empresas de turismo e marcas. Diariamente negocio e administro os contratos, cumpro obrigações de publicidade e garanto que o conteúdo seja entregue nos prazos acordados.
Edição de Conteúdos
Após a viagem, é necessário muito tempo para editar fotos e vídeos, escrever posts de blog detalhados, otimizar o conteúdo para SEO e interagir com a audiência nas redes sociais. As postagens precisam ser de alta qualidade e bem planejadas.
Manutenção de Redes Sociais
Já perceberam que as blogueiras de viagem frequentemente atualizam suas redes sociais em tempo real, compartilhando momentos da viagem, stories, posts no Instagram, TikTok, etc. Isso exige que nós estejamos constantemente conectadas, mesmo durante momentos de lazer.
Interação com o Público
Como a maioria das blogueiras de viagem tem uma base de seguidores, precisamos estar sempre interagindo com o público, respondendo a comentários e mensagens. Isso também significa lidar com críticas e expectativas desse mesmo público.
Finanças e Sustentabilidade
Manter uma carreira de blogueira de viagem pode ser financeiramente instável, pois depende de parcerias, publicidade, vendas de produtos ou serviços. Isso nos exige uma habilidades em gerenciamento financeiro e planejamento a longo prazo.
💬 #RôProMundo – A constante viagem pode afetar relações pessoais e a saúde mental, já que há longos períodos longe de casa e da família. Além disso, é preciso estar preparada para lidar com o cansaço físico e a pressão constante para produzir conteúdos relevantes. Embora o estilo de vida seja empolgante e cheio de experiências, ele exige muito trabalho nos bastidores para garantirmos que as viagens sejam todas documentadas e com um conteúdo atrativo e autêntico para nossos seguidores.
⚡ Contribua com o blog! Caso deseje incentivar este conteúdo e sua produção independente, nosso PIX é o CNPJ: 48.285.189/0001-32 | Você também pode valorizar meu trabalho, comprando serviços, fazendo reservas de hospedagem, passeios, comprando itens de viagem neste link! Assim ajuda a manter o blog no ar!